Você tem sofrido por situações que ainda não aconteceram, ou se questiona por que algumas ocorreram fora da sua expectativa? Decisões rotineiras ou grandes decisões da vida tem paralisado seus pensamentos? Tudo isso tem afetado seu sono, apetite ou humor? Se você se identificou, a Psicanálise pode sim te ajudar!

A ansiedade é um estado de apreensão “normal” devido a uma expectativa. Mas quando ela provoca sofrimento, é ideal acompanhá-la mais de perto.

Dentro do estudo da Psicanálise, ela é uma resposta do nosso inconsciente a situações que o indivíduo acredita serem perigosas, com origem em desejos e conflitos reprimidos (principalmente na infância ou adolescência), que voltam a se manifestar durante a vida adulta.

Sintomas de ansiedade podem estar relacionados ao medo de algo no mundo exterior, de ser punido pelo sentimento de culpa ou a um medo sem definição, que pode ou não existir. É um sinal para o organismo que ele precisa se defender.

Com a Psicanálise, conseguimos identificar e compreender a raiz deste sentimento, já que buscamos em sua história traumas que podem ter desencadeado esses sintomas. É possível investigar a origem das angústias, trazendo clareza aos pensamentos e alívio do sofrimento.

A psicoterapia pode proporcionar a você um processo de autoconhecimento totalmente individual, estudando suas questões psíquicas, sociais, culturais e biológicas.

Pessoas menos ansiosas raciocinam melhor, fazem melhores escolhas e lidam melhor com situações do futuro.

Mariana Borges

Cada um de nós possui uma estrutura psíquica que nos define como sujeito e como vamos nos relacionar com o mundo. Em alguns casos, a forma como enfrentamos os acontecimentos que a vida nos apresenta pode gerar questionamentos, angústia e sofrimento. Pode ser algo passageiro, mas também pode ser algo que toma conta do nosso tempo, dos nossos dias, das nossas vidas, algo que se repete, que não conseguimos compreender, não conseguimos mudar e muitas vezes nem mesmo perceber de onde vem esses sentimentos.

Quando nos sentimos assim é interessante buscar ajuda e iniciar um processo de análise. Mas afinal, o que seria fazer análise?

Fazer análise é ter um espaço para falar de nós mesmos paraalguém que nos escute, nos acolha. Na análise não há certo ou errado, é possível falar sobre tudo sem medo de ser julgado. É um processo no qual podemos olhar para a nossa história, entender como e quanto ela influencia nas nossas escolhas. O analista é o profissional que nos ajudará a descobrir, conhecer, entender e lidar com questões que podem nos trazer sofrimento. A análise nos permite adquirir ferramentas e recursos para lidar com essas questões.

Através do tratamento psicanalítico podemos adquirir mais confiança em nós mesmos, mais autonomia para tomar decisões, mais liberdade. Não quer dizer que vamos solucionar problemas ou acabar com os conflitos, mas vamos poder tomar as rédeas da nossa caminhada e chegar o mais longe que pudermos sendo nós mesmos.

E podemos dizer que existe cura? Sim, podemos desde que entendamos cura como um processo de transformação que acontece tanto internamente como em nossas relações, é uma mudança de dentro para fora, ela começa por você e para você!

Com formação superior em Psicologia, o psicólogo é um profissional apto para tratar de questões psicológicas e comportamentais. Pode atuar em diversas áreas como atendimento clínico em consultório, recursos humanos em empresas, orientação vocacional, hospitais, psicologia escolar, entre outras. É o único profissional que pode aplicar testes psicológicos.

O psicanalista possui formação em Psicanálise e pode ter qualquer formação superior anterior a esta, não sendo necessariamente a Psicologia. A Psicanálise é uma abordagem de atendimento que consiste na interpretação de conteúdos inconscientes com o objetivo de proporcionar ao paciente maior conhecimento de si mesmo e mais recursos para que possa lidar com suas questões ou sofrimento.

O Psiquiatra é profissional médico que possui formação em Medicina e especialização em Psiquiatria que trabalha com o diagnóstico de patologias e transtornos mentais do ponto de vista orgânico, do corpo. É o profissional que pode prescrever medicamentos.

Tanto o psiquiatra como o psicólogo e o psicanalista tem como objetivo auxiliar no alívio do sofrimento psíquico dos pacientes e é comum que eles trabalhem em parceria, auxiliando o mesmo paciente.