Cada um de nós possui uma estrutura psíquica que nos define como sujeito e como vamos nos relacionar com o mundo. Em alguns casos, a forma como enfrentamos os acontecimentos que a vida nos apresenta pode gerar questionamentos, angústia e sofrimento. Pode ser algo passageiro, mas também pode ser algo que toma conta do nosso tempo, dos nossos dias, das nossas vidas, algo que se repete, que não conseguimos compreender, não conseguimos mudar e muitas vezes nem mesmo perceber de onde vem esses sentimentos.
Quando nos sentimos assim é interessante buscar ajuda e iniciar um processo de análise. Mas afinal, o que seria fazer análise?
Fazer análise é ter um espaço para falar de nós mesmos paraalguém que nos escute, nos acolha. Na análise não há certo ou errado, é possível falar sobre tudo sem medo de ser julgado. É um processo no qual podemos olhar para a nossa história, entender como e quanto ela influencia nas nossas escolhas. O analista é o profissional que nos ajudará a descobrir, conhecer, entender e lidar com questões que podem nos trazer sofrimento. A análise nos permite adquirir ferramentas e recursos para lidar com essas questões.
Através do tratamento psicanalítico podemos adquirir mais confiança em nós mesmos, mais autonomia para tomar decisões, mais liberdade. Não quer dizer que vamos solucionar problemas ou acabar com os conflitos, mas vamos poder tomar as rédeas da nossa caminhada e chegar o mais longe que pudermos sendo nós mesmos.
E podemos dizer que existe cura? Sim, podemos desde que entendamos cura como um processo de transformação que acontece tanto internamente como em nossas relações, é uma mudança de dentro para fora, ela começa por você e para você!