Você tem sofrido por situações que ainda não aconteceram, ou se questiona por que algumas ocorreram fora da sua expectativa? Decisões rotineiras ou grandes decisões da vida tem paralisado seus pensamentos? Tudo isso tem afetado seu sono, apetite ou humor? Se você se identificou, a Psicanálise pode sim te ajudar!

A ansiedade é um estado de apreensão “normal” devido a uma expectativa. Mas quando ela provoca sofrimento, é ideal acompanhá-la mais de perto.

Dentro do estudo da Psicanálise, ela é uma resposta do nosso inconsciente a situações que o indivíduo acredita serem perigosas, com origem em desejos e conflitos reprimidos (principalmente na infância ou adolescência), que voltam a se manifestar durante a vida adulta.

Sintomas de ansiedade podem estar relacionados ao medo de algo no mundo exterior, de ser punido pelo sentimento de culpa ou a um medo sem definição, que pode ou não existir. É um sinal para o organismo que ele precisa se defender.

Com a Psicanálise, conseguimos identificar e compreender a raiz deste sentimento, já que buscamos em sua história traumas que podem ter desencadeado esses sintomas. É possível investigar a origem das angústias, trazendo clareza aos pensamentos e alívio do sofrimento.

A psicoterapia pode proporcionar a você um processo de autoconhecimento totalmente individual, estudando suas questões psíquicas, sociais, culturais e biológicas.

Pessoas menos ansiosas raciocinam melhor, fazem melhores escolhas e lidam melhor com situações do futuro.

Mariana Borges